Por que os consoles vem se tornando a opção mais atrativa para os gamers?

No nosso cenário atual de pandemia, adicionado a alta da mineração, o preço dos componentes de PC vem ficando cada vez mais caros, fazendo boa parte do público gamer migrar para os consoles.

Mas realmente vale a pena eu optar por um console da nova geração ao invés de montar um computador gamer?

Para responde essa pergunta, fiz uma comparação entre os preços de ambas máquinas, e o que entregam.

Para compararmos, vamos levar em conta o público alvo de cada console, sendo o Xbox Series S um console voltado ao público mais casual, com resoluções de 1080p, ou 1440p, com taxas de 120, e 60 fps, respectivamente, ou 1080p 60 fps com o Ray Traycing ativado. Enquanto o Xbox Series x e Playstation 5 tem como alvo um público mais exigente, chegando a resoluções de 4k, até o tão falado 8k, com taxas de 60 FPS, e suporte a Ray Traycing, ou 120 sem o recurso ativado.

Começando com o Xbox series s, e um computador gamer de desempenho semelhante:

Disponível em: Lojas Colombo
Orçamento feito em: Terabyte

Como podemos ver, o Xbox series S leva uma imensa vantagem no preço, custando menos de três mil reais, enquanto um PC gamer de desempenho semelhante ultrapassa até mesmo o preço de um Playstation 5, ou Xbox Series X. Além de ter vantagem em algumas especificações, como velocidade do armazenamento. Por outro lado, tem menos capacidade de armazenamento, porém isso pode ser facilmente resolvido com um HD externo, que mesmo agregando um valor a mais no preço final do console, o vídeo game ainda sai com o maior custo benefício.

A comparação do PlayStation 5, ou Xbox Series X com um PC gamer de desempenho semelhante tornou-se mais difícil pela falta de estoque, tanto nos componentes do PC, quanto nos consoles.

Porém, comparando com os preços praticados na última venda de cada, temos novamente os consoles tomando vantagem em custo x benefício, uma vez que um computador que se iguale as consoles mais poderosos dessa geração está custando, no cenário atual, por volta de 16 mil reais, enquanto os consoles saem na casa dos 5 a 6 mil reais.

Ou seja, caso você pretenda adquirir uma máquina apenas para jogar, sem pretensão de uso profissional, a nova geração de consoles torna-se a opção mais viável.

Deixe um comentário